Leads qualificados são aqueles que têm reais possibilidades de se interessarem em comprar o seu produto.
O turismo é um setor que está sempre em busca de atrair clientes e se sobressair diante de toda a concorrência que surge no mercado.
Para isso, ele precisa avaliar questões como os períodos de baixa e alta do turismo local e a definição de persona (cliente ideal) para traçar estratégias que atrairão os leads.
Está tentando conseguir leads qualificados para o seu negócio, mas não sabe por onde começar? A gente sabe que essa é uma tarefa difícil, que exige dedicação e muito estudo, mas resolvemos simplificar para você dar o primeiro passo.
Se interessou? Então continue a leitura e saiba, ainda hoje, como atrair leads qualificados!
O que são leads qualificados?
O lead é todo o consumidor potencial que disponibilizou contato, como nome e e-mail, em formulários, portais de atendimento ou box de contato. Permitindo, assim, que a empresa inicie um diálogo com ele.
Essa é a brecha que as marcas têm para criar uma relação com esse indivíduo e levá-lo a comprar seu produto ou serviço.
No entanto, é preciso ter em mente que nem todo mundo que está na internet é um potencial cliente para a seu negócio em específico. Então, o lead qualificado é aquele que tem reais possibilidades de se interessar e comprar o seu produto.
Por isso, as estratégias voltadas para captação desse lead devem ser segmentadas, de modo atrair pessoas com o perfil que realmente se encaixa.
Por consequência, você evita gastar cartuchos e até mesmo dinheiro com pessoas que não tem tanto interesse e, no final das contas, será apenas um contato que você nunca vai conseguir fechar negócio.
Etapas para atrair leads qualificados
Pensando nisso, e na dificuldade que as pessoas têm de criar estratégias que realmente ajudem a atrair leads qualificados, nós separamos algumas dicas preciosas. Através delas você vai conseguir trazer indivíduos que realmente se interessam pela sua empresa para mais perto e aumentar as chances de venda do seu produto ou serviço.
Ofereça conteúdo de qualidade
Antes de tudo, você precisa entender que para que seu lead te encontre, ele precisa de meios para isso. Seja através do Instagram, Blog, YouTube, LinkedIn ou Facebook. Não importa o local. Sua empresa precisa existir e criar conteúdo que possibilite que esse usuário te encontre.
E, para além de fazê-lo se aproximar da sua marca, é fundamental que ele tenha interesse por ela. Por isso, tenha em mente que o que você publica é o cartão de visitas que fará aquele indivíduo te seguir, curtir ou consumir o seu post até o final.
Nessa etapa, a dica é: crie conteúdo atrativo e de qualidade, que seja relacionado com o seu produto ou com o segmento onde você atua, e que tenha a função de educar seu possível cliente até fazê-lo entender que precisa do seu serviço.
Temos um artigo que aprofunda mais nessas questões. Se tiver interesse, leia quando terminar aqui. O que é Inbound Marketing e como aplicar na sua empresa? – Canario mkt
Campanhas segmentadas
Através das campanhas pagas de Google ou Facebook Ads, você impulsiona o seu conteúdo e faz ele chegar em um público delimitado. Você escolhe de acordo com idade, região, interesses, entre outros fatores que permitem que você atinja um perfil de pessoas que seja seu público-alvo.
Se você não entende de anúncios, não é recomendado que faça essa função sozinho. O ideal é contratar um profissional capacitado para isso.
Se você consegue arcar com esse investimento, saiba que os resultados são mais precisos e você conseguirá acumular um número maior de leads que impulsionarão suas vendas.
Organize eventos
Qual a melhor forma de reunir pessoas que se interessam pelo segmento que você atua em um só lugar? Organizando um evento de interesse comum!
Com lives, webinários e até sessões de perguntas e respostas nos stories você consegue atrair e, melhor, interagir com usuários que se interessam pelo seu produto.
Por isso, pense em um tema e apresente soluções para as dores dos seus seguidores. Assim, eles vão se interessar pelo conteúdo que você vai apresentar e marcar presença no seu evento. Pode até rolar compartilhamento e divulgação entre os amigos. Já parou para pensar nisso?
Ofereça material rico através de formulários
Já está conquistando dezenas de seguidores? Então prepare-se para a próxima etapa! Chegou a hora de converter esses usuários e transformá-los em leads.
Agora você irá produzir materiais realmente ricos, como manuais, e-books, videoaulas e até mesmo um webinário. Mas em troca, seu seguidor deverá preencher formulários em landing pages ou box de contato com informações básicas, como nome, telefone e e-mail.
A partir dessas informações, sua marca estará mais próxima desse lead e poderá se comunicar diretamente com ele, com mensagens personalizadas conforme a etapa que ele se encontra no funil de vendas. Pronto, você conseguiu conquistar seu lead qualificado!
Marketing de Turismo: como essa estratégia serve para o seu negócio?
Como havia falado, um dos setores que mais se destaca todos os anos é o turismo.
Países, estados e cidades investem grandes quantias nesse setor, que, anualmente, se coloca à frente como uma das principais formas de lucro.
Mas do turismo de larga escala, até o pequeno empreendedor que possui uma pousada, todos eles devem ter uma estratégia para atrair mais público para o seu negócio.
É aqui que se destaca o marketing de turismo!
Como explicado, a captação de leads parte de uma série de estratégias que atrairão e qualificarão um público específico para o que você oferece.
E no marketing de turismo isso não é diferente. Existem pontos específicos dentro dessa estratégia que servirão para atrair o público ideal para o seu negócio.
Isso destacará o seu empreendimento e promoverá mais autoridade em decorrência do tipo de serviço que você oferece.
Mas como posso fazer a minha pousada se destacar em meio a tantas opções no mercado?
Dados importantes do marketing hoteleiro para o seu planejamento
Por conta da pandemia de coronavírus, o turismo sofreu bastante nos anos de 2020 e 2021, e só em 2022 que ele começou a se reestabelecer.
Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a previsão é que o setor hoteleiro volte à normalidade, com 65% a 70% de taxa de ocupação em 2023.
Para efeito de comparação, em 2021, a taxa de ocupação do setor hoteleiro foi de 43%, taxa essa muito abaixo do nível normal que se espera nesse ano.
Com isso em mente, começar a pensar no marketing para o seu estabelecimento é essencial para retomar os seus clientes e lucrar nesse ano.
Mas o que seria o marketing hoteleiro? Quais são suas especificações?
Bom, esse segmento utiliza do marketing para extrair dados sobre hotelaria, e assim montar uma estratégia para atrair mais clientes (hóspedes) para o seu negócio.
Existe uma série de especificações que devem ser observadas no planejamento do marketing do seu negócio. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas para você!
Público-alvo
A primeira delas é o público-alvo ou a segmentação dos hóspedes do seu hotel.
Quando pensamos em hóspedes, definir um tipo de “cliente ideal” pode ser bem importante para você. Essa definição vem, primeiramente, do tipo de serviço que você oferece, que por fim, resultará no seu público-alvo.
Como característica, podemos determinar por segmentação geográfica (como cidade e estado do seu público), demográfica (idade, gênero, renda entre outros), psicográfica (estilo de vida e hobbies) e comportamental.
Saber disso pode ser essencial até mesmo para a sua comunicação nas redes sociais e anúncios, já que atrairá primordialmente o tipo de cliente que você mais deseja.
Posicionamento de mercado
Você já parou para pensar em como seu hotel ou pousada é visto pelo público que se hospeda nele?
Pense, por exemplo, que existem alguns hoteis que são considerados de luxo, os famosos cinco estrelas. Mas não apeas isso, existem também hotéis que são considerados famíliares, ou então de conforto, hotéis-resorts, hotéis a beira mar…
As opções são variadas, e cada uma das opções significa um posicionamento diferente no mercado hoteleiro.
Assim, você pode querer ser visto como um local que preza pelo luxo, ou pelo conforto ou mesmo pela diversão.
Esse é o posicionamento de mercado, e defini-lo com certeza ajudará a destacar o seu negócio em meio aos outros, bem como atrairá um público interessado e direcionado a esse segmento.
Análise do ambiente do seu negócio
Um passo interessante para traçar e estabelecer seu negócio no mercado hoteleiro é analisar e entender o ambiente pelo qual ele está inserido.
Isso significa que você deve olhar internamente e externamente para o seu empreendimento e assim estudar alguns fatores que podem interferir ou ajudar a atrair mais clientes.
Fatores externos, como a economia, diversidade e política podem impactar diretamente em seu negócio. Já internamente, o serviço/atendimento, estrutura e opções de lazer são fatores diferenciais que também influenciam no negócio.
Para estudar isso, uma forma bastante conhecida e utilizada no meio do marketing é a análise SWOT (ou FOFA em português).
Essa estratégia analisa a sua força, oportunidade, fraquezas e ameaças, traçando alternativas que auxiliarão no sucesso do seu negócio.
Não apenas isso, há ainda uma série de outros fatores a serem observados no planejamento da estratégia de marketing do seu hotél.
Mas agora que já citamos algumas das mais importantes, que tal conhecer tendências do setor de hotelaria que com certeza serão importantes para você em 2023?
Tendências para o setor de hotelaria
Tendências mudam rapidamente, mas é sempre bom estar por dentro delasa e observar o que pode ser bom para o seu negócio quando bem implementado.
Sabendo disso, podemos destacar as seguintes tendências:
- Estadias longas: As chamadas long stays são uma tendência importante para ficar de olho, porque reservas de longos períodos impactam fortemente na sua receita.
- Bleisure: São viagens coorporativas que também são utilizadas como lazer, ou seja, o hóspede tem flexibilidade no seu trabalho para o lazer, mas continua trabalhando no dia a dia. Com maior flexibilidade, o Bleisure voltará mais forte e diferente.
- Serviços Contactless: O contactless é uma tendência de pagamento facilitadora que será amplificada em todos os pontos da viagem. No caso do hotel, começará pelo check-in e se expandirá para toda uma gama de serviços como café da manhã e outras atividades.
- Sustentabilidade/ESG: Nota-se um aumento da preocupação com a questão social em ambientes de viagem, como hotéis e resorts. Os clientes integram, cada vez mais, valores e a ética pessoal ao tipo de negócio que busca estar inserido. O ESG (Environmental, social and Corporate Governance ) é uma tendência quevem se destacando nos hotéis, pousadas e resorts.
Agora vamos ao que interessa e entender como podemos destacar o seu negócio utilizando o marketing de turismo corretamente, bem como os princípios da captação de leads.
Baixa temporada para o setor hoteleiro
Em princípio, a baixa temporada é um dos maiores problemas que o setor hoteleiro enfrenta todos os anos.
Esse problema está tão intrínseco ao setor, que alguns gestores de hotéis acabam não fazendo nada para contornar a situação.
Grande parte das vezes isso ocorre pelo enfraquecimento natural da região em que o hotel está.
Se ele estiver situado em um local em que o atrativo é o calor, como no litoral nordeste ou no Rio de Janeiro, durante o inverno ele enfrentará a sua baixa temporada.
Ademais, com o marketing é possível traçar estratégias e manter seus leads (hospedes), mesmo com o turismo enfraquecido na região.
Mas como isso é possível? Vamos conhecer algumas estratégias que você pode aplicar em seu hotel durante a baixa temporada:
Sedie eventos
Se você tem uma boa infraestrutura para realizar eventos variados, como coorporativos ou mesmo para entretenimento, essa é uma excelente opção para movimentar seu negócio na baixa temporada.
Sendo assim, busque negociar seu espaço para empresas que queiram sediar eventos, e isso poderá lhe dar, como retorno, valores incríveis de status.
Faça campanhas on-line
Atrair leads qualificados on-line é a forma mais “fácil” de conseguir mais clientes para o seu negócio.
O espaço das redes sociais é valioso por isso. Lá você pode criar anúncios e campanhas que destacarão o melhor do seu hotel, mostrando as vantagens de se hospedar lá, mesmo na baixa temporada.
Ofereça descontos
Decerto uma das melhores maneiras de atrair o público é com descontos. As promoções funcionam muito bem em momentos em que a demanda é baixa.
Junte isso às vantagens de se hospedar em seu negócio, e você terá uma formula sólida para atrair mais público.
Funil de conversão: Atraindo clientes para o seu negócio
Você sabia que existe um processo específico para delimitar o caminho que os seus potenciais clientes fazem até chegar ao seu negócio?
Esse processo é denominado jornada do comprador.
Esse ponto considera a atração da sua persona para o seu negócio, que ocorre em diferentes etapas:
- Descoberta: Aqui o viajante descobre a vontade de viajar;
- Consideração: Etapa caracterizada pela busca do destino perfeito;
- Planejamento: Destino escolhido, hora de procurar as opções de hospedagem;
- Decisão: Aqui o viajante está em busca dos diferenciais entre cada hotel;
- Compra: Momento da compra, pode comemorar;
- Fidelização: A experiência foi ótima e seu hóspede com certeza vai voltar;
- Defesa: Seu hotel está entre os favoritos dele, e agora ele recomenda para amigos e familiares.
Perceba que os pontos citados podem ser completamente influênciados conforme a sua estratégia atingir o possível cliente, que busca uma boa opção de hotel para se hospedar.
Sendo assim, destacarei três pontos da jornada do cliente que você pode e deve trabalhar para garantir a fidelização desse cliente!
Os três pilares do marketing hotelaria para você implementar
A consciência, ou atração, é o ponto inicial que parte da produção de conteúdos de atração, como blogs, postagens em redes sociais e uso de palavras-chave segmentadas.
A criação de materiais com potencial compartilhável, como vídeos e checklists, são também interessantes portas de entrada para seu negócio, trazendo mais visibilidade.
Logo após, a segunda etapa do marketing pode ser colocada em prática.
A consideração é o momento em que a conversão dos leads (clientes) começa a acontecer.
Nesse ponto é importante investir no contato mais próximo com esse potencial cliente, investindo em canais de conversa como e-mail e telefone, para o convencimento.
Assim, você pode investir em conteúdos mais densos e completos sobre o que você oferece, dando a última cartada para convencer de vez aquele lead de escolher o seu serviço.
Esses conteúdos podem, por exemplo, ser e-books e cartilhas informativas sobre o seu negócio, com informações explicativas do tipo de turismo que ocorre em volta dele.
Por fim, a fase de decisão é a etapa que garante a tomada de decisão do potencial cliente em escolher o seu negócio.
Um dos principais incentivos para isso vem de avaliações e comentários de antigos clientes sobre o seu serviço.
Primordialmente, o cliente é impulsionado a “fechar negócio” após ler uma avaliação positiva sobre tal produto ou serviço, principalmente em hóteis e pousadas.
Mantenha atualizado comentários sobre atendimento, fotos dos ambientes (principalmente dos quartos) e diferenciais do seu estabelecimento (se tem piscina, ambientes de confraternização, café da manhã entre outros).
A transparência das suas avaliações pode ser determinante para o cliente finalmente ter a tomada de decisão.
Vale a pena fazer tudo isso?
Sim, vale a pena todo esse esforço para conseguir leads qualificados e atrair mais clientes para o seu negócio!
Não adianta de nada você ter seguidores nas suas redes que não possuem real interesse no seu produto ou serviço.
Isso porque dificilmente eles farão interações ou promoverão engajamento nas suas postagens. Com o tempo, o único resultado que isso trará será a diminuição do seu alcance nas plataformas, o que impedirá você de atingir quem realmente interessa.
Criar conteúdo dá trabalho e gasta tempo. Então se for para fazer isso, é melhor apostar em algo relevante que traga resultados a longo prazo. Concorda?
Desse modo, se você quer dar o primeiro passo, comece agora mesmo estudando o seu produto, serviço e segmento, e produza materiais que respondam às dúvidas do seu público.
Conheça nossa Soluções e conte com a Canário para te ajudar nessa captação de novos leads. Garantimos um serviço de qualidade e que com certeza trará resultados no crescimento do seu negócio!
Entre em contato conosco e faça uma avaliação gratuita. Será um prazer ajudar você a conquistar mais reservas diretas para seu hotel.
Vamos conversar sobre como obter os melhores resultados?